Diamante

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Patrocínio Bronze

Apoio

Minicursos

Para tornar a 5a. edição do Javaneiros ainda melhor, na sexta-feira, dia 23/11, serão realizados quatro minicursos para quem quer ir além das palestras.

Todos os minicursos tem um custo de R$ 50,00, e tem limite mínimo de 10 pessoas. Já o máximo é de 25 para os cursos de Android e JSF/JPA e de 20 para o curso de Arduído.

Caso o mínimo não seja alcançado, o curso não será realizado e o dinheiro será devolvido. Já se a quantidade dos inscritos ultrapassar o máximo, o excedente ficará em uma fila de espera na ordem em que se inscreverem.

 

Você receberá as instruções de pagamento por e-mail. Inscreva-se em um dos minicursos agora!

 

Minicurso de Android

Das 8:00 – 11:00 e 13:00 – 18:00 

O minicurso de Introdução ao Android apresentará na prática os primeiros passos para o desenvolvimento para celulares e tablets Android.

Serão apresentados os principais componentes de interface gráfica e de layout, assim como conceitos fundamentais como Activities e Intents, além de como armazenar informações utilizando o banco de dados SQLite. Ao final do minicurso teremos uma aplicação pronta para ser publicada na loja virtual Google Play.

Sobre o instrutor

João Bosco Monteiro é o autor do livro de Android da editora Casado Código e um dos coordenadores do Grupo de Usuários de MS (JUGMS), possui graduação em Engenharia de Computação, e especialização em Engenharia
de Software.
Desenvolve software há 10 anos, possui experiência em JavaEE mas agora se diverte com desenvolvimento mobile. Atualmente é líder de projetos na TecSinapse.

 

 

Minicurso de Arduíno

Das 9:00 – 11:00 e 13:00 – 18:00 

Objetivo: Apresentar aos participantes conhecimentos iniciais sobre o Arduino, através do primeiro contato com o mesmo.

Conteúdo:
Introdução ao Arduino;
O que é e como Funciona o Arduino;
Código Pisca LED;
Configurando a IDE para transferir o Código
Acionamento de LED com Botão
Pisca LED com Sensor LDR
Vetor de LED com Potenciômetro
Uso do PWM para LEDs RGB

Obs.: Os experimentos serão realizados em Dupla ou trio e ao decorrer da oficina poderão ser tratados assuntos sobre eletrônica e eletricidade básica.

 

Sobre o instrutor

 

Samuel M. B. Cavalcante é Engenheiro da Computação residente, pós graduado em Engenharia de Sistemas, atua como Analista em educação profissional no Senac MS e como docente no ensino superior na Anhanguera/UNIDERP e Anhanguera II, fomentador de comunidade técnica Arduino MS, experiência em palestras sobre TIC e docência no ensino técnico nos cursos Técnico em Eletrônica e Técnico em Eletrotécnica pelo CEPEF.

 

 

Minicurso de JSF/JPA

Das 8:00 – 11:00 e 13:00 – 18:00 

No minicurso entenderemos o funcionamento do JSF e da JPA, duas das principais ferramentas utilizadas pelo mercado na atualidade. Serão apresentados os principais benefícios e como evitar as principais armadilhas de cada uma.

Utilizaremos o primefaces para criar aplicações com interfaces ricas e bastante ajax. Na JPA veremos conceitos básicos que podem ser usados tanto com Hibernate ou outra implementação. Apesar de ser um curso básico, como focaremos em boas práticas, ao final teremos uma boa base de como desenvolver uma aplicação com diversas otimizações de performance desde o princípio.

Sobre o instrutor

Gilliard Cordeiro é Analista de Sistemas pela UFMS e especialista em Engenharia de Software pela Uniderp. É também tomador de tereré, tirador de foto, pescador e karateca amador.

É um dos fundadores e coordenadores JUGMS, que hoje organiza anualmente o Javaneiros, o maior evento de desenvolvedores de Mato Grosso do Sul. Sua maior experiência é em JavaEE, e atualmente é responsável pela área de desenvolvimento de sistemas do Tribunal de Justiça do MS. É autor do livro de JSF e JPA da Casa do Código, e quando dá tempo, ele posta alguma coisa no seu blog: http://gilliard.eti.br.

 

 

Minicurso de Scrum

Das 8:00 – 12:00

Nesse minicurso serão apresentadas as melhores práticas de gestão ágil de projetos com Scrum. Você irá aprender como usar no dia a dia a metodologia de gestão ágil mais utilizada na atualidade, sem dúvida uma excelente oportunidade para desenvolver algo além da parte técnica.

Sobre o instrutor

Viny Oliveira atua como desenvolvedor Java na Dextra Sistemas co foco em aplicações Web e instrutor em cursos voltados para a plataforma Java.
É Graduado em tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas pela UCDB. Atualmente cursa pós-graduação em engenharia de software pela Faculdade Estácio de Sá.